segunda-feira, 23 de maio de 2011

CRACK PROBLEMA DE TODOS NÓIS!!


Temos Visto várias matérias falando sobre o CRACK, mais o que é o Crack?
Crack
Leva 10 segundos para fazer o efeito, gerando euforia e excitação; respiração e batimentos cardíacos acelerados, seguido de depressão, delírio e "fissura" por novas doses. "Crack" refere-se à forma não salgada da cocaína isolada numa solução de água, depois de um tratamento de sal dissolvido em água com bicarbonato de sódio. Os pedaços grossos secos têm algumas impurezas e também contêm bicarbonato. Os últimos estouram ou racham (crack) como diz o nome.
Cinco a sete vezes mais potente do que a cocaína, o crack é também mais cruel e mortífero do que ela. Possui um poder avassalador para desestruturar a personalidade, agindo em prazo muito curto e criando enorme dependência psicológica. Assim como a cocaína, não causa dependência física, o corpo não sinaliza a carência da droga.
As primeiras sensações são de euforia, brilho e bem-estar, descritas como o estalo, um relâmpago, o "tuim", na linguagem dos usuários. Na segunda vez, elas já não aparecem. Logo os neurônios são lesados e o coração entra em descompasso (de 180 a 240 batimentos por minuto). Há risco de hemorragia cerebral, fissura, alucinações, delírios, convulsão, infarto agudo e morte.
O pulmão se fragmenta. Problemas respiratórios como congestão nasal, tosse insistente e expectoração de mucos negros indicam os danos sofridos.
Dores de cabeça, tonturas e desmaios, tremores, magreza, transpiração, palidez e nervosismo atormentam o craqueiro. Outros sinais importantes são euforia, desinibição, agitação psicomotora, taquicardia, dilatação das pupilas, aumento de pressão arterial e transpiração intensa. São comuns queimaduras nos lábios, na língua e no rosto pela proximidade da chama do isqueiro no cachimbo, no qual a pedra é fumada.
O crack induz a abortos e nascimentos prematuros. Os bebês sobreviventes apresentam cérebro menor e choram de dor quando tocados ou expostos à luz. Demoram mais para falar, andar e ir ao banheiro sozinhos e têm imensa dificuldade de aprendizado.

O caminho da droga no organismo

Do cachimbo ao cérebro

1. O crack é queimado e sua fumaça aspirada passa pelos alvéolos pulmonares
2. Via alvéolos o crack cai na circulação e atinge o cérebro
3. No sistema nervoso central, a droga age diretamente sobre os neurônios. O crack bloqueia a recaptura do neurotransmissor dopamina, mantendo a substância química por mais tempo nos espaços sinápticos. Com isso as atividades motoras e sensoriais são superestimuladas. A droga aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca. Há risco de convulsão, infarto e derrame cerebral
4. O crack é distribuído pelo organismo por meio da circulação sanguínea
5. No fígado, ele é metabolizado
6. A droga é eliminada pela urina
Ação no sistema nervoso

Em uma pessoa normal, os impulsos nervosos são convertidos em neurotransmissores, como a dopamina (1), e liberados nos espaços sinápticos. Uma vez passada a informação, a substância é recapturada (2). Nos usuários de crack, esse mecanismo encontra-se alterado.
A droga (3) subverte o mecanismo natural de recaptação da substância nas fendas sinápticas. Bloqueado esse processo, ocorre uma concentração anormal de dopamina na fenda (4), superestimulando os receptores musculares - daí a sensação de euforia e poder provocada pela droga. A alegria, entretanto, dura pouco. Os receptores ajustam-se às necessidades do sistema nervoso. Ao perceber que existem demasiados receptores na sinapse, eles são reduzidos. Com isso as sinapses tornam-se lentas, comprometendo as atividades cerebrais e corporais

O crack nasceu nos guetos pobres das metrópoles, levando crianças de rua ao vício fácil e a morte rápida. Agora chega à classe média, aumentando seu rastro de destruição


Fonte: Anjos Caídos, Içami Tiba. Editora Gente, 6ª edição
Fonte: Globo Ciência/1996 Ano 5 nº 58

 



Uma Droga Maldita que tem distruido famílias ,tornando verdadeiros andarilhos sem esperança de vida.
Jovens que começam com a chamada droga leve, o cigarro, depois a maconha, a cocaína, e agora o CRACK.

E já virou moda nas cracolândias a mistura de Maconha com o Crack. que se dá o Nome de DESIRÉ.
Vi isso de perto após ver os jovens fumando em um copo de plástico, os comportamentos eram de euforia,agitação, alucinação, paranóia. Os individos totalmente alucinados.
Tem Crescido o número de Moradores de Rua, pois o Crack faz o usuário largar trabalho, esposa, filhos, mães, tudo. para viver nas ruas. Comendo restos de comida, revirando lixeiras a falta de higiene é tamanha,que de longe é percebido o Mal Cheiro.
Fomos feitos imagem e a semelhança de Deus, e o Diabo não pode Humilhar nem atacar Diretamente ao Senhor pois ele é Tremendo e Terrível!
Mais tem Humilhado o ser humano desta forma,fazendo dele um farrapo humano.
Onde estão as Autoridades os governantes para um assunto tão polêmico e triste, será porque não é o filho de nenhum deles?
Ou Esperam sofrer um
Ataque de um dependente fora de si nas ruas na abstinência da Droga, para tomar uma atitude.
Recolher das ruas e levar para abrigos do governo sem nemhuma atenção,isso não é tratamento.
A História que o dependente só se recupera se ele quizer é antiga, os CAPS passam remédios fortíssimos que tiram a pessoa totalmente do ar, ao mesmo tempo impossibilitando o indivíduo de exercer qualquer tipo de atividade e ao mesmo tempo, não há uma atenção em serem aponsentados por invalidez .
São tratados com a saúde mental,tomam remédios controlados,e não são aceitos pelo inss.
é demais.
As Famílías tem sofrido com essa situação, não há nem um rio card especial para os familiares levar o paciente para o tratamento,é por haver tantos impedimentos que o paciente se cansa e desiste do tratamento nos CAPS.
É hora de sair do papel tantos projetos e colocar em prática senhores governantes!
Tem abraçado tanta causa,que não tem nenhum benefício para sociedade somente para alguns interessados,preucupação com kits em escolas e tem se esquecido do assunto DROGAS!!
Os presídios estão cheios de homens e mulheres que na abstinência realizam pequenos furtos e vão parar na cadeia sem nenhum tratamento específico.
CHEGA DE TAPAR OS OLHOS !! LUTEM POR ESSA CAUSA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário